A PC ocorre devido a malformações cerebrais e também por causa de uma ou mais lesões no cérebro em desenvolvimento, podendo acontecer antes do nascimento, durante ou após o parto, ou durante os primeiros anos de vida da criança, pois o seu cérebro ainda estará em desenvolvimento.
A PC que ocorre por danos cerebrais antes ou durante o parto é denominada PC congênita e representa a maior incidênica dos casos de PC. Já a PC que ocorre por lesões cerebrais após o parto, são denominadas de PC adquiridas e geralmente são causadas por infecções, acidentes vasculares ou traumas no sistema nervoso.
Paralisia Cerebral
Causas da Paralisia Cerebral (PC)
Ameaça de aborto
Infecções congênitas
Falta de oxigenação cerebral
Hipertensão da gestante
Choque direto no abdome da gestante
Diabetes gestacional
Hipóxia por trabalho de parto prolongado
Prematuridade
Baixo peso ao nascer
Desnutrição
Hemorragias periventriculares
Hiperbilirrubinemia
Asfixia
Traumatismos cranianos
Infeções (ex: meningite)
Espancamento infantil
É muito importante entendermos que a lesão cerebral não é progressiva, porém os distúrbios secundários decorrentes da lesão, como diminuição da força muscular, alterações dos movimentos e deformidades musculoesqueléticas, estas sim, podem progredir e necessitam de ser acompanhadas de perto, de preferência a partir de uma intervenção precoce, para que a criança receba os estímulos necessários, pois estes estímulos irão promover o seu desenvolvimento e ajudar a prevenir os distúrbios secundários.
Alguns fatores podem aumentar as chances de uma criança ter lesões cerebrais e são denominados fatores de risco. Dentre eles citamos: