My Image

Você sabia que a Paralisia Cerebral (PC) afeta cerca de duas crianças a cada 1.000 nascidos vivos em todo o mundo e que é a causa mais comum de deficiência física grave na infância? Não? Então o que você acha dessa outra informação? Estima-se que a incidência de PC nos países em desenvolvimento seja de 5 a 7 por 1.000 nascidos vivos! Este é um índice relativamente alto, quando comparamos com países desenvolvidos. Mas, apesar de sabermos da importância de um diagnostico precoce, este, no Brasil, ainda é muito tardio e muitas crianças com atraso de desenvolvimento geralmente são diagnosticadas em torno dos 2 anos de vida, o que prejudica o direcionamento de alguns tratamentos e faz com que muitas crianças percam a oportunidade de serem tratadas no tempo adequado. 

Eles deverão conhecer novos termos, como "estimulação precoce", "neuroplasticidade", "posturar", "plegia", "paresia", "GMFCS", dentre tantos outros, que muitas vezes se torna difícil a adaptação inicial à nova realizadade destas famílias. Onde buscar estas informações? 

​​​​​​​E foi pensando nestes desafios que a equipe de profissionais De Mãos Dadas está desenvolvendo para você cursos de orientação em saúde, visando direcioná-la(o) de forma adequada e segura, indicando os caminhos pelos quais você irá percorrer para que o desenvolvimento de sua criança ocorra de forma apropriada e segura. Nosso desejo é contribuir com você, promovendo informações de qualidade e baseadas na literatura científica. Nossos cursos são elaborados com o objetivo de reunir as informações mais significativas, de forma organizada, para que você poupe tempo na busca das informações, tão importantes para o desenvolvimento de sua criança e para a melhora da qualidade de vida de toda a sua família!


​​​​​​​


Quando uma criança é diagnosticada com PC os pais tem muito o que aprender. A notícia de uma gravidez geralmente vem acompanhada da idealização da criança perfeita. Sonhar e planejar o futuro com o novo membro da família envolve roupas, quarto, brinquedos, escola... como será sua aparência? qual palavra falará primeiro? como será o seu quartinho? onde vai estudar? com quem vai ficar para os pais poderem trabalhar? colocamos na creche? vai para a escola com que idade? 



My Image

Se você recebeu o diagnóstico há pouco tempo ou ainda não sabe muito bem quais são os passos adequados a tomar, conheça nossa Checklist!

Quando o idealizado não acontece, há a necessidade da desconstrução do ideal planejado e de uma reconstrução de saberes. Os pais e demais familiares são, portanto, convocados a trilhar por caminhos que nem faziam ideia que existiam e isto com frequência gera frustrações, dúvidas e receios quanto ao futuro da criança. ​​​​​​​